A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta quarta-feira, dia 10, em todo o País. Em Goiás, a abertura da campanha será no Centro de Saúde da Família Ville de France, no Residencial Ville de France, em Goiânia, às 8 horas da manhã, com a presença do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, e da equipe da Gerência de Imunização e Rede de Frio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO). Crianças, gestantes e mulheres nos pós-parto serão os primeiros grupos vacinados.

A meta é imunizar pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários, compostos por crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, portadores de comorbidades (veja aqui), professores, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Ao todo, são 1.830.408 pessoas.

A intenção é que pelo menos 1.647.408 dessas pessoas procurem um dos 907 postos de vacinação fixos instalados em todo o Estado, com mais de 1,8 mil profissionais atuando diretamente na campanha.

A gerente de Imunizações e Rede de Frio da SES, Clarice Carvalho dos Santos, ressalta a importância da vacinação para os integrantes dos grupos prioritários. “A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. As pessoas desses grupos prioritários tem um sistema imunológico mais frágil, daí a necessidade de se imunizar com a vacina”, afirma.

Durante a vacinação é necessária a apresentação de documento pessoal e do cartão de vacinação para toda a população-alvo. Para crianças e gestantes, também serão oferecidas as demais vacinas do calendário nacional para atualização da caderneta de vacinação. Essa ação visa ao resgate de não vacinados, por considerar o risco para as doenças imunopreviníveis, além das baixas coberturas vacinais nesse público.

Influenza

Infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, a influenza é altamente transmissível e sujeita a se transformar em epidemias sazonais. Sua transmissão pode ocorrer por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso diretamente para boca, olhos e nariz.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza objetiva prevenir a ocorrência da gripe pelo vírus A/H1N1, A/H3N2 e B nas pessoas que integram os grupos prioritários e, dessa forma, reduzir as internações, complicações e mortes decorrentes das infecções. O Ministério da Saúde distribuiu para Goiás 1.976.900 doses da vacina, que protege contra os três vírus.

Cronograma
Períodos para a imunização de cada grupo, definidos pelo Ministério da Saúde
Grupo 1: Dia 10 a 18 de abril – gestantes, puérperas e crianças de 6 meses até 5 anos de idade.
Grupo 2: Dia 22 a 26 de abril – trabalhadores da saúde.
Grupo 3: Dia 29 de abril a 3 de maio – pessoas com 60 anos ou mais.
Grupo 4: Dia D, 4 de maio – todos os grupos prioritários.
Grupo 5: Dia 6 a 10 de Maio – portadores de doenças crônicas ou comorbidades.
Grupo 6: Dia 13 a 17 de maio – professores.
Grupo 7: Dia 20 a 31 de Maio – todos os grupos prioritários, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Serviço
Evento: Lançamento da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza
Data: 10 de abril
Horário: 8h
Local: Centro de Saúde da Família Ville de France
Endereço: Rua Pires Figueiredo esquina com rua 305, Residencial Ville de France, Goiânia – Goiás.