Receita alerta sobre email falso e Serasa Experian recomenda uso de certificado digital

Todo ano é a mesma coisa, diante da obrigação de declarar o Imposto de Renda, criminosos se aproveitam para dar golpes. A Receita Federal está alertando para falsas mensagens de e-mail que em nome da instituição indicam links que remeteriam a suposta irregularidade do contribuinte

44

Segundo a entidade, ela não envia e-mails nem autoriza outras instituições a agirem em seu nome. Para o diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano, essa ação é muito comum nessa época do ano.

A temporada do IR, diz ele, pode no todo ser um encargo pessoal muito mais suave para os que optarem pelo uso do e-CPF ou Certificado Digital Pessoa Física na hora de fazer a declaração e consultar a Receita.“Para conhecer a situação junto à Receita, basta entrar no extrato individual de cada um por meio do e-CAC. Se tiver um certificado digital válido isso se torna ainda mais simples, assim como a declaração de rendimentos”.

Com o uso do e-CPF o contribuinte pode usar a declaração pré-preenchida, por exemplo, na qual é necessário apenas conferir e eventualmente corrigir algum dado ou informação do Fisco.

Na Serasa Experian, vale lembrar, na compra de um Certificado Digital pessoa física o portador ganha por 30 dias o Serasa AntiFraude (https://serasa.certificadodigital.com.br/comprouganhou/), que monitora tudo que acontece com o CPF do cliente no mercado.

É possível ainda fazer o preenchimento online da declaração, o que dispensa a necessidade de baixar o programa e preencher as informações com mais calma, fazendo o envio num momento que o contribuinte considerar oportuno.

No caso do Imposto de Renda, o Certificado Digital funciona como um facilitar para o contribuinte, lembra Balassiano, e traz entre outras vantagens a possibilidade de usar a mesma infraestrutura para assinar outros tipos de documentos e contratos, de qualquer parte do mundo, de forma virtual, como se fosse uma assinatura física e com plena validade jurídica.

“O Certificado Digital oferece ainda uma série de benefícios, como acesso à renovação da CNH pela internet e ao sistema de nota fiscal dos Estados”, diz o diretor da Serasa Experian.

Em resumo, é mais fácil e seguro fazer a declaração de Imposto de Renda a partir de um e-CPF, pois ele permite a praticidade de validar o acesso diretamente ao ambiente da Receita Federal, escolher a maneira mais fácil e adequada para preenchimento e envio da declaração, além de facilitar eventuais retificações e acesso às últimas declarações.

A partir do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita Federal é possível, também, verificar dados, andamento da declaração, consultar fontes pagadoras e completar a declaração da forma mais correta possível.

“Um recado importante é não deixar o Imposto de Renda para a última hora. Quanto antes entregar, maiores são as chances de a declaração estar entre as primeiras processadas, o que torna mais rápida a eventual restituição de imposto”, adverte Maurício Balassiano.

Neste ano, no final de fevereiro, a Receita começa a liberar o download do programa IRPF 2019 para envio da declaração, no início de março começa o prazo para envio da declaração e o encerramento está marcado para o dia 28 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.